O funil do Inbound Marketing mostra as etapas que o consumidor passa e quais as ações que você precisa executar para garantir que ele converta e continue se relacionando com a sua marca. Esses momentos se dividem em: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Conheça cada uma das etapas do Inbound Marketing!

ATRAIR

É necessário que seu site tenha visitas para gerar leads, que se tornarão vendas. Por isso, o momento da atração é muito importante. Sem ele, todas as outras estratégias perdem a razão.

Com o Inbound Marketing, ao invés de investir recursos e energia para ir até seus clientes – ou possíveis clientes, você cria algo para atraí-lo ao seu negócio ou mercado. Isso acaba sendo mais eficiente porque as pessoas que chegam até você já o fazem demonstrando interesse naquele assunto.

Ou seja, você tem um público mais engajado e com maior inclinação a consumir o seu produto.

CONVERTER

A conversão vem como complemento à etapa anterior. Afinal, o visitante deve se tornar um lead para que ele avance no processo da compra.0304

Neste caso, a conversão seria a ação do usuário ao entregar informações, como o nome e contato, em troca de um “prêmio”, funcionando como uma recompensa ou benefício. Pode ser usado um material rico – um e-book ou infográfico, por exemplo.

RELACIONAR

Nem sempre os clientes em potencial já estão no momento de comprar aquilo que elas buscam.

Ao olharmos para a jornada de compras, por exemplo, existem etapas que estão bem definidas. Elas precisam ser respeitadas pela sua estratégia de inbound, para que você tenha a melhor abordagem sem ser muito invasivo ou perder uma venda por não ter acompanhado o seu lead.

Para isso, é possível usar e-mail marketing, newsletter, e-mails promocionais, entre outros.

VENDER

O objetivo de todas essas etapas é gerar conversões de vendas. Às vezes isso pode acontecer diretamente no site, mas, de acordo com o segmento, isso poderá ser finalizado por telefone ou até mesmo pessoalmente.

Quanto maior o ticket do produto, mais etapas consultivas o processo de vendas deve ter. Ou seja, a nutrição dos leads é essencial para fechar a venda.

O marketing de atração traz diversas mudanças para esse processo, tornando o atendimento mais econômico e rápido – principalmente graças aos materiais educativos cedidos nas etapas anteriores.

ANALISAR

Por fim, é o momento de avaliar os resultados e os investimentos que trouxeram esses resultados.

Ao longo das ações você deve monitorar os processos e, ao identificar resultados abaixo do esperado, que podem resultar em prejuízos, o ideal é alterar a estratégia para algo mais efetivo ao seu segmento de negócio.

O inbound marketing permite essa flexibilidade e pode ser enriquecido com diversas novidades.

Quer saber mais sobre inbound marketing? Entre em contato com nossos especialistas e marque uma reunião para conhecer nossos serviços.