Esta ferramenta atinge o consumidor no momento exato em que ele está buscando pelo produto e/ou serviço anunciado.

Para saber um pouco mais sobre o assunto continue lendo este post que preparamos para você!!

O que é tráfego pago?

Tráfego pago são anúncios em formatos multimídia que atingem o consumidor no momento em que ele está fazendo sua busca.

Desta forma, trata-se de uma campanha mais assertiva, visto que o cliente já está propenso a realizar a transação e só precisa de um “empurrãozinho” para se decidir.

Por que investir em tráfego pago?

O tráfego pago é uma ótima estratégia para otimizar a sua campanha de marketing digital.

Mas lembre que ele deve ser uma ferramenta para trabalhar em conjunto com a sua estratégia de SEO, e não sozinha.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, veja a seguir alguns benefícios do tráfego pago e invista nessa estratégia!

Escale sem medo

Com o tráfego pago, você pode iniciar uma campanha com poucos recursos e aumentar o investimento conforme tiver retorno para a sua empresa.

Desta forma, essa é uma boa alternativa para quem está começando e não quer arriscar demais caso as coisas não ocorram como esperado.

Mensure sem dificuldades

As plataformas contam com ferramentas que facilitam a análise de métricas de tráfego pago e fornecem relatórios com todas as informações necessárias para a otimização do projeto.

Usando esses dados, você consegue ter uma visão mais ampla dos resultados e dar seguimento a campanhas ainda mais efetivas.

Otimize na hora

Encontrou problemas enquanto analisava os relatórios de evolução? As plataformas oferecem formas rápidas de fazer otimizações!

Dessa maneira, você não fica preso no erro por um período longo de tempo ou para ampliar o alcance de uma campanha. Com a estratégia de tráfego pago, temos real controle sobre o dinheiro que está sendo gasto.

Segmentação de público com facilidade

Com o tráfego pago, é possível segmentar melhor o seu público-alvo e oferecer produtos e serviços para quem realmente demonstrou interesse. Ou seja, você escolhe quem verá o seu anúncio.

Passo a passo de como usar tráfego pago

Agora que você já sabe o que é e por que investir em uma estratégia de tráfego pago, confira o passo a passo de como aplicar na prática!

Escolha os canais que vai usar

Antes de colocar a mão na massa, é preciso saber quais canais o seu público-alvo mais acessa. Assim, as chances de atingir possíveis leads são muito maiores.

Veja abaixo algumas opções:

  • Google Ads;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • TikTok;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Twitter;
  • Pinterest.

Monte uma escala de divulgação para cada canal

Cada canal possui suas particularidades, portanto, a escala de divulgação deve ser direcionada para cada um deles.

Por exemplo, os horários de publicação, público e local atingidos no Facebook são diferentes do que no TikTok.
Para saber qual estratégia certa para cada canal, você pode considerar alternar as opções periodicamente.

Atenção aos resultados

Nenhuma estratégia de marketing digital estará completa se os resultados não forem medidos, isso vale para tráfego pago. Abaixo listamos as principais métricas. Confira!

CPC (Custo Por Clique)

Com o CPC, você consegue saber a quantidade exata de pessoas que clicaram no seu anúncio e você só paga pelos cliques. Assim, é possível medir a sua efetividade, cruzando esse dado com o número de impressões.

Outra vantagem do CPC é poder estipular o valor que será gasto na campanha antecipadamente.

Funciona da seguinte forma: para não correr o risco de estourar o orçamento, você pode estabelecer um CPC máximo. Assim, se o CPC ficar mais alto do que no início do seu planejamento, as plataformas agem para controlar o gasto.

CPM (Custo Por Mil Impressões)

Aqui as impressões são as visualizações dos anúncios e não tem relação com os cliques. O CPM cobra a cada mil vezes que os anúncios são exibidos.

Para usar o CPM, o ideal é que os anúncios sejam veiculados em canais com bom volume de tráfego.

CTR (Click Through Rate)

O CTR mostra a taxa de cliques, que é medida cruzando o número de cliques com o número de visualizações de um anúncio.

Essa métrica avalia o desempenho de um anúncio. Trata-se da porcentagem de usuários que clicaram no seu link após visualizá-lo.

CPA (Custo Por Aquisição)

O CPA mede os objetivos do anúncio: se é captação de leads ou venda de produtos, e o anunciante só paga quando essas metas forem atingidas.

Por exemplo, se o seu objetivo é fazer com que o usuário baixe um conteúdo rico, você pagará apenas pelas vezes que o download for realizado.

Por fim, quanto custa a estratégia de tráfego pago?

Não há um custo fixo para uma estratégia de tráfego pago. Isso porque a ferramenta funciona com base no CPC e CPM, e os respectivos valores são variáveis de acordo com o mercado, as preferências e estratégias do anunciante.

Assim, ao ter o valor definido da campanha, o anunciante só passa a desembolsar o custo referente a cada clique efetuado em seu anúncio.

Portanto, na estratégia de tráfego pago, o anunciante sempre terá autonomia sobre os valores que estará disposto a pagar.

Ao fazer estratégia de tráfego pago na sua campanha de marketing, seu negócio tem tudo para crescer!

Agora que você viu a importância de uma estratégia de tráfego pago para o sucesso da sua empresa, faça um bom planejamento e tenha os melhores resultados!

Para todo esse processo, conte conosco! Somos uma Especialista em Tráfego em Marketing Digital e estamos preparados para te ajudar a se destacar no mercado!