Você sabia que seu site é a maior parte da sua força de vendas? Isso mesmo! Por oferecer a facilidade de ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, na maioria das vezes, ele é o primeiro contato que o cliente terá com sua marca. Digamos que a primeira impressão dos clientes em potencial é fundamental para aumentar vendas para o seu negócio. Por isso, estude e planeje muito bem o site antes de colocá-lo no ar. E caso sua empresa já esteja com o site publicado na rede, confira algumas práticas que podem ser adotadas e resultar no aumento de vendas.

Defina o público-alvo do seu site

Antes de mais nada, é importante que você defina seu público-alvo e qual será a linha de comunicação utilizada. Dessa forma, o conteúdo do seu site estará alinhado com o que seus clientes desejam. Consequentemente, seu público se sentirá confortável ao navegar pelo seu site e, o mais importante, retornar sempre que necessário.

Tenha uma interface amigável e uma navegabilidade intuitiva, para que qualquer informação seja encontrada rapidamente. Assim, o cliente não precisará recorrer ao mapa do site, sempre que precisar sanar alguma dúvida ou tiver que retornar a home do website.

Desenvolva uma seção de FAQ

Tente antever quais são as dúvidas mais comuns por parte dos seus consumidores. Criar uma seção de FAQ (ou Perguntas Frequentes) possibilita ao público obter respostas de forma prática e relevante. Sempre que identificar a chegada de perguntas similares por email, disponibilize a resposta o mais rápido possível no FAQ. Isso demonstra que você se preocupa com seu consumidor, está percebendo quais são suas necessidades e está tentando resolvê-las.

Além desses benefícios, os mecanismos de busca, como o Google, costumam ranquear muito bem as páginas que contenham FAQ. Como veremos a seguir, esta é uma estratégia fundamental para aumentar vendas do seu produto ou serviço pela internet.

Posicione-se bem no Google

Para aumentar vendas por meio do seu site, é indispensável estar bem posicionado diante do “olho” do Google. Trabalhe o conteúdo do site de forma otimizada, para que quando o internauta lançar na busca o serviço ou produto que procura, seu site apareça pelo menos na primeira página dos resultados. É muito comum, que ao procurar por algo na internet, o internauta já entre nos sites que são exibidos logo na primeira página de resultados. Portanto, elabore estratégias para que seu site esteja bem ranqueado nos mecanismos de busca.

Contar com ajuda de uma agência especializada em marketing digital é uma excelente alternativa para se posicionar bem no Google. Especialistas trabalham diariamente com um conjunto de estratégias, cujo objetivo é potencializar e melhorar sua performance nos mecanismos de busca. Dessa forma, é possível aumentar conversões, como geração de leads ou consolidações de vendas. Esse é um investimento que você perceberá o retorno a longo prazo, mas que valerá a pena.

Utilizando seu site para aumentar vendas

E não se esqueça, mantenha seu site sempre atualizado. Divulgue os novos serviços ou produtos que entrarem no seu portfólio. Essa prática demonstra que sua empresa está preocupada em oferecer novas soluções para atender os consumidores. Além disso, sempre que possível, compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos, isso ajudará a fortalecer a imagem do seu negócio perante os visitantes, e quem sabe, possíveis clientes. As pessoas estão muito mais propensas a acreditar no que os outros têm a dizer sobre você, ao invés de acreditarem no que você tem a falar sobre si mesmo.

Se o site da sua empresa já estiver no ar, realize essas mudanças aos poucos, para não causar estranhamento no internauta. Caso você esteja estudando lançar um novo site, avalie como é possível implementar essas sugestões e assim, alavancar sua receita.