Encantar clientes é uma tarefa que vai muito além de criar uma ideia meramente positiva da marca. É preciso envolver essas pessoas e, principalmente, superar suas expectativas de maneira intensa e fazer o que ninguém mais faz é uma forma de conseguir esse resultado — e o marketing digital pode ajudar grandemente.

Estando na era da informação, os recursos dessa estratégia de marketing fazem a diferença na hora de fisgar aquele consumidor de uma vez por todas. Continue lendo e veja a seguir como isso é possível.

A construção de relacionamento é indispensável

O marketing digital e o marketing de relacionamento conversam entre si. Se antes a pessoa era interrompida e abordada pela empresa, hoje ela chega por conta própria até o negócio. A comunicação que era burocrática tornou-se próxima e amigável — e tudo isso é importante para conseguir atingir o objetivo de encantar a pessoa que está comprando.

Por meio da presença nas redes sociais, por exemplo, a sua marca pode encantar os seguidores ao fazer com que eles se sintam como parte importante do negócio. Já ao utilizar o e-mail marketing, a comunicação é direta e contínua, construindo e fortalecendo o relacionamento. Eventualmente, isso faz com que o cliente sinta-se mais ligado à empresa e mais encantado.

O ganho de confiança também permite encantar clientes

O marketing digital pode ajudar no encantamento ao gerar e fortalecer a sensação de confiança perante o consumidor. Para ter um exemplo, imagine uma empresa que entrega conteúdo útil, relevante e de qualidade. Ao fazer isso, ela não está apenas vendendo, mas ajudando verdadeiramente o cliente — ainda que ele não escolha sua solução.

Isso gera confiança, autoridade e proximidade. As pessoas sentem que a marca está indo além e fazendo mais por elas, o que cria essa percepção altamente positiva.

O atendimento faz a diferença para o encantamento

Pense em empresas globais que encantam seus consumidores e que fazem com que eles retornem várias vezes. Ao analisar o comportamento delas, independentemente do setor de atuação, você vai encontrar um ponto em comum: o atendimento.

Fazer com que a pessoa de interesse se sinta importante, realmente ouvida e levada em consideração é uma das chaves para encantar clientes.

O marketing digital, por sua vez, tem um papel importante neste quesito. Na era da tecnologia, o atendimento pode acontecer com o uso de chats, bots e também pelas redes sociais. Ao garantir a qualidade em todos os canais, os consumidores se impressionam de maneira positiva.

A criação de experiências incríveis é possível com o marketing digital

Considerando que 70% da percepção de marca é definida pela experiência, para conseguir o encantamento é necessário criar momentos únicos para quem compra.

Como o marketing digital é muito versátil, não faltam opções para criar experiências que se destacam e que geram uma ideia encantadora sobre a marca. É o caso de oferecer conteúdo personalizado — como newsletters segmentadas —, assim como apostar na interação e engajamento.

A partir dessas estratégias, as pessoas se sentem mais próximas e envolvidas pela marca, o que cria essa sensação positiva tão desejada.

O marketing digital é uma importante ferramenta para encantar clientes. Por meio de suas estratégias, é muito mais fácil manter as pessoas de interesse sempre por perto — e, mais do que isso, satisfeitas.

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