O que é Marketing de conteúdo?

Recentemente, ouvi uma aula da galera da Rock University dizendo que o Marketing de conteúdo nada mais é do que fazer conteúdo com algum objetivo.

Você já parou para definir quais são os seus objetivos para atingir seu cliente? Já pensou em como adquirir novos leads? E o que fazer para obter engajamento da sua marca?

O que é bom para o nosso negócio a gente passa para frente. Antes de mais nada digo que esta é uma boa dica para se colocar em prática. Faz pouco tempo que ouvi a seguinte definição que merece ser compartilhada aqui com vocês. “Marketing de conteúdo ainda é, acima de tudo, marketing.” De antemão, essa frase já te dá um panorama de tudo que envolve a prática do Marketing de conteúdo.

Ou seja, é um conjunto de ações estratégicas para engajar, envolver e gerar valor para seus clientes. E não só para os clientes, mas para quem procurar a sua marca em sites de buscas, redes sociais ou blogs que citarem os serviços prestados por sua empresa.

O Inbound dentro do Marketing de conteúdo

Primeiramente, é bom ressaltar que dentro da estratégia de conteúdo vem a importância de seguir uma metodologia para que tudo funcione corretamente. Do mesmo modo que a metodologia do Inbound Marketing, funciona é preciso implantar esse recursos dentro do marketing de conteúdo.

Aliás, já falamos um pouco por aqui sobre como usar o Inbound na prática. Por outro lado, pode parecer trabalhoso. Mas se for acompanhado e seguido de acordo com as propostas e métodos do Inbound, com certeza, vai gerar resultados.

Do mesmo modo que você utiliza os pilares do Inbound para a engrenagem funcionar, certamente você precisará utilizá-los nas estratégias de marketing de conteúdo. Os pilares são atrair, converter, vender e encantar. Ou seja, desde já é necessário abraçar o seu cliente ou potencial cliente, quando ele se sente atraído pelo conteúdo que você produz até o pós venda.

A princípio parece bobeira interagir depois que o cliente efetiva a sua compra. Mas esse talvez seja o ápice para você reforçar sua marca. Por que não? E, além disso, poder mostrá-lo o quanto você se importa com a opinião que ele tem sobre o produto ou serviço adquirido.

Tem que caminhar lado a lado

Este é um caminho lindo de ser traçado e trilhado junto com o seu potencial cliente até que ele se torne fiel à sua marca.

Após toda a construção deste trabalho você vai perceber mudanças relacionadas às suas redes sociais, o tráfego do seu site, a interação dos seus clientes que passam a ver a marca como referência e é possível medir/mensurar todo esse movimento.

No fundo você apenas educou o mercado com ações necessárias para solidificar sua marca. Um trabalho muito útil e que pode ser um aliado em tempos de crise, como este trazido pela pandemia.

E, aí, não é só fazer vídeo para o Tik Tok, stories para o Instagram ou post no Facebook. É preciso traçar metas para serem alcançadas através do conteúdo produzido.

Como fazer Marketing de conteúdo na prática e obter resultados?

Também é extremamente necessário nesse processo entender a sua persona. Já ouviu falar nisso?

Antes de mais nada é valioso demais identificar além do seu público alvo, quem realmente é ou quem poderá ser seu cliente, definindo minuciosamente seu nome, sua idade, suas características como pessoa, seus gostos e sua rotina. Um modo de trazer para a realidade quem está comprando seu serviço ou adquirindo seu produto.

Como criar uma persona?

A persona é um personagem criado com base em informações reais. A persona ajuda a entender para quem você está falando e vendendo. Veja como conhecer seu cliente faz toda a diferença. O mais importante é que o plano estratégico seja traçado de acordo com as informações passadas pela persona.

Para criar uma persona é preciso pesquisar, analisar e dar forma ao personagem. Para isso é bom seguir algumas dicas:

– conversar com os clientes e apurar dados relevantes sobre o perfil de cada um deles;

– fazer perguntas a esses clientes através de formulários sobre gostos, preferências, onde moram, faixa etária, com o que trabalham, rotina, quais redes sociais mais utilizadas, qual o motivo para buscar solução da empresa encontrada;

– compreender os dados recolhidos durante essa entrevista com os clientes;

– dar forma e estrutura à sua persona;

– compartilhar a persona criada com a equipe de trabalho.

Mais dicas valiosas

Outra ação bastante útil é criar um calendário das estratégias a serem colocadas em prática em data e horário certos. Quando definidos com antecedência o conteúdo passar a ganhar visibilidade por sua regularidade, o que vai fazer também com que as pessoas aguardem por aquele conteúdo.

No entanto, vem caminhando ao lado disso o valor de ter a constância da criação de conteúdo para os canais definidos no plano estratégico. Lembrando que o plano estratégico deverá ser feito assim que você começa a entender sua persona.

Consequentemente é importante manter o conteúdo publicado com frequência para que seu lead não esfrie. Isto é, para que seu potencial cliente seja atraído até se tornar um cliente. E consequentemente se torne fiel à sua marca.

Durante essa jornada, como costumamos chamar na agência, sua persona precisa se sentir atraída pelo conteúdo oferecido por sua empresa. Em suma, é com o Marketing de conteúdo que você vai alimentar, diariamente ou periodicamente, quem de fato vai consumir seu produto ou serviço.

Bora pensar nessas estratégias juntos?