Tornar sua marca mais conhecida, expandir o alcance de conteúdo, posicionar seu negócio, melhorar suas estratégias de SEO e fazer com que a empresa seja encontrada facilmente. Parece muito bom para ser verdade certo? Porém são apenas os benefícios que sua marca pode ter ao utilizar as famosas hashtags. Inicialmente utilizada apenas no Twitter, as hashtags agora fazem parte de todas as redes sociais, especialmente no Instagram.

Para podermos entender melhor como funcionam as hashtags, vejamos esta analogia publicada no portal Sprout Social: em um escritório você tem documentos que são guardados em pastas, que por sua vez ficam dentro de um armário. Os documentos seriam os posts, as pastas equivaleriam às hashtags e o armário, ao próprio Instagram. Quando alguém procura, por exemplo, por “#cachorro”, a pessoa está dizendo ao Instagram para encontrar a respectiva pasta e mostrar todas as publicações que contenham esta palavra-chave. Desta forma, quando um usuário utiliza hashtags em um post, ele está indicando à rede social em qual pasta ela deveria colocá-lo.

Ou seja, utilizando a hashtag certa é possível apresentar sua marca para um público maior e mais segmentado, pois quanto mais sua marca for conhecida no Instagram, maiores as chances de atrair novos clientes, conquistar mais seguidores, curtidas e engajamento. Uma das vantagens da utilização de hashtags, é que elas não ficam disponíveis apenas por seguidores da marca, a hashtag utilizada será visível para todos os usuários que fizerem a busca, na rede social utilizada, pois elas se transformam em links, onde basta o público clicar para acessar a publicação.

Preparamos algumas dicas para ajudá-lo:

– Procure sempre relacionar as hashtags com o tema em questão

– Utilize entre 2 e 5 hashtags por post, mais do que isso poderá ser visto como spam

– Evite temas polêmicos, como religião, política, etc

– Utilize letras maiúsculas para separar as palavras, exemplo: #MarketingDigital

– Use palavras-chave curtas, hashtags compridas tendem a ser confusas

Usar a criatividade é fundamental para obter bons resultados. Aliando um tom chamativo de post com uma boa hashtag pode ser o diferencial para o sucesso na audiência alcançada.